Lobisomem RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Precisamos falar sobre a nova White Wolf

3 participantes

Ir para baixo

Precisamos falar sobre a nova White Wolf Empty Precisamos falar sobre a nova White Wolf

Mensagem por Alexyus Dom Abr 09, 2017 3:23 pm

Reproduzo a seguir a publicação do site Cronistas das Trevas sobre a atual situação da White Wolf:

Precisamos falar sobre a [nova] White Wolf


[*]Para quem não sabe, em outubro de 2015 a White Wolf foi comprada pela empresa Paradox Interactive e, desde então, tem feito vários anúncios relacionados ao Mundo das Trevas (WoD). A história inteira você pode conferir: aqui.

Há algumas semanas, a White Wolf lançou dois jogos eletrônicos novos, um para Vampiro: a Máscara e outro para Mago: a Ascensão. Esse lançamento, no entanto, gerou uma grande comoção negativa na comunidade internacional em função de um dos escritores que foi escolhido e contratado pela White Wolf: Zak Smith.
Zak é uma figura polêmica, pra dizer o mínimo, na comunidade RPGista internacional. Em seu currículo, além de artista e escritor, Zak possui um histórico de comportamento tóxico e negativo em comunidades de RPG, sobretudo no que diz respeito às mulheres e a comunidade LGBTQ+, algo que lhe rendeu um ban permanente no maior fórum de rpg lá fora, o RPGNet. Somando-se a tudo isso, ele é conhecido entre muitos desenvolvedores e escritores de RPG como um stalker.
Nós não vamos entrar aqui em detalhes, mas muitos desses problemas estão documentados e compilados em dois posts: aqui e aqui. Todos os links do post estão em inglês e, como não dá pra traduzirmos tudo, fica aqui nosso encorajamento para que tentem dar uma conferida, nem que seja usando a ferramenta de tradução do Google ou pedindo pro seu amigo que manja de inglês dar uma ajudinha.

O que a White Wolf fez a respeito disso?

No dia seguinte ao lançamento dos jogos e da comoção gerada, a White Wolf lançou uma nota de 1 parágrafo na qual diz que, de acordo com suas investigações, todas as acusações contra Zak são falsas. Na semana seguinte, outra nota foi lançada, dessa vez um post inteiro dedicado ao problema, no qual adotam uma postura diferente. Nesse segundo post, eles reconhecem que o comportamento de Zak é problemático mas, de acordo com a White Wolf, eles esperam que Zak não aja mais da forma como agia antes, algo com o qual ele está de acordo.
Com sua segunda nota, a White Wolf procurou reduzir as críticas à contratação de Zak Smith ao indicar o comentário da segunda desenvolvedora do produto, Sarah Horrocks. Porém, Sarah não chega a abordar o histórico de perseguição de Zak, apenas defendendo-o de uma das diversas críticas à conduta dele. Somando-se a isso, devido ao caráter de experiência pessoal da relação de amizade e companheirismo entre a Sarah e o Zak, ficou parecendo um argumento na linha de “Eu não sou racista, eu até tenho amigos negros”. A nome e a proposta que a White Wolf apresenta para o Mundo das Trevas são incompatíveis com esse tipo de contratação, esse tratamento da base de fãs e das críticas.

É só isso?

Não.

Antes de lançar os jogos mencionados acima ou mesmo de anunciar o jogo de Lobisomem: o Apocalipse, a White Wolf havia relançado uma antologia de contos chamada “Dark Destiny”. Essa antologia, publicada originalmente em 94, possui como editor “Edward E. Kramer“, que anos depois seria condenado por abuso de menores.
É necessário nos perguntarmos: a White Wolf possui tão poucos romances ou antologias para escolher relançar justamente aquela que foi editada por um molestador de menores?
A resposta? Não. Sério, confiram aqui: Lista de ficção da White Wolf


E a Onyx Path, onde ela entra nisso?

A Onyx Path é apenas uma licenciada. O que isso significa? Que a Onyx Path tem a permissão de publicar as seguintes linhas: Chronicles of Darkness, Exalted e os livros de 20 anos de aniversário do WoD. Esses jogos continuam sendo propriedade intelectual da White Wolf mas foram licenciados para a OP publicar.
Todo o MdT que for criado pela nova White Wolf, ou seja, a 5ª edição de Vampiro: a Máscara*, o game de Lobisomem: o Apocalipse e todo o resto que for novo para o Mundo das Trevas está sendo desenvolvido e será publicado exclusivamente pela White Wolf.
(* Sim, 5ª. A White Wolf resolveu pular o número 4. Você pode ler mais sobre isso aqui nessa entrevista.)

E agora?



Algumas coisas podem ser feitas a respeito para demonstrar a insatisfação com a forma que a WW vem conduzindo seus negócios.  É possível desde enviar e-mails para a White Wolf (info@whitewolf-publishing.com) até mesmo abster-se de comprar os produtos lançados no futuro.
Porém, lembrem-se, isso é um problema da >>White Wolf<< que está responsável pela publicação das futuras edições do Mundo das Trevas.
A Onyx Path, licenciada responsável pela publicação das linhas de 20 anos de aniversário (V20, M20 e afins) e do Chronicles of Darkness não tem nada a ver com os problemas que apontamos acima. Por favor, não confundam e acabem prejudicando ou reclamando com a empresa errada. Aliás, a própria Onyx Path recentemente fez um post esclarecendo isso que falamos aqui.
E agora que só nos resta ver quais decisões que a Loba Branca irá tomar a respeito disso e de seus futuros lançamentos. O que esperar agora da 5ª edição da Máscara?
– Cronistas das Trevas
Alexyus
Alexyus

Mensagens : 890
Data de inscrição : 05/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Precisamos falar sobre a nova White Wolf Empty Re: Precisamos falar sobre a nova White Wolf

Mensagem por Lua Seg Abr 10, 2017 11:57 am

É uma pena um retrocesso destes mas acho que a White Wolf está dando é um tiro no pé.
Hoje há muita oferta de diversão e as pessoas têm pouca paciência para obras que não as representam ou que são preconceituosas, mesmo as que não fazem parte de nenhuma "minoria".
Até o cinemão e os quadrinhos já perceberam isso.
A WW corre o risco de acabar tendo como público-alvo aqueles esquisitões misóginos (porque não conseguem namoradas) e antissociais, que só se sentem seguros em ambientes não inclusivos.
Ou seja, o pior estereótipo de jogador de rpg.
Aí a gente vai ficar com vergonha de dizer que narra/joga lobisomem, vampiro, etc.
Ruim para todos.

_________________
Precisamos falar sobre a nova White Wolf Pilara13 Precisamos falar sobre a nova White Wolf Zarcoa13
Lua
Lua

Mensagens : 931
Data de inscrição : 06/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Precisamos falar sobre a nova White Wolf Empty Re: Precisamos falar sobre a nova White Wolf

Mensagem por Luke Duran Seg Abr 10, 2017 3:59 pm

Trágico, difícil o RPG ser bem difundido dessa forma, se antes o publico de RPG já era bem limitado, agora então...
Luke Duran
Luke Duran

Mensagens : 152
Data de inscrição : 26/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Precisamos falar sobre a nova White Wolf Empty Re: Precisamos falar sobre a nova White Wolf

Mensagem por Alexyus Seg Abr 10, 2017 6:12 pm

Eu sou profundamente contra dissociar o artista como pessoa e como autor de sua obra. Acredito em redenção, arrependimento, e também em arcar com as consequências dos seus atos.

O cara até poderia ter sido escalado se já tivesse reconhecido e sido punido por suas ações extremistas, mas fazer isso sem que ele se retrate é compactuar com isso.

Numa semana em que o Zé Mayer foi punido pelos seus avisos, acho que todo mundo ficou mais consciente e menos tolerante com isso.

Já em termos de qualidade, faz tempo que a WW não acerta a mão. Desde o mal fadado fim do Mundo das Trevas até o fiasco do novo Mundo das Trevas que obrigou a editora a ressuscitar o velho cenário. Tantas tentativas falhas não recomendam tratar qualquer Zé Mané como o salvador da lavoura.
Alexyus
Alexyus

Mensagens : 890
Data de inscrição : 05/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Precisamos falar sobre a nova White Wolf Empty Re: Precisamos falar sobre a nova White Wolf

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos