Dons dos Balam

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dons dos Balam

Mensagem por GAIA em Qua Jul 06, 2016 11:51 pm

Névoa do Caçador (nível 1): Como o Dom dos Fúrias Negras: Maldição de Éolo.

Tempestade de Pragas (nível 1): Ao cantar uma súplica aos espíritos-Inseto, um homem-jaguar pode invocar uma nuvem de mosquitos, borrachudos, moscas ou algum outro inseto igualmente repulsivo. Estas criaturas não causam dano e sim distraem a presa, embora, a critério do Narrador, elas possam ser portadoras de doenças tais como a malária ou a febre amarela. Ao atrair a atenção de sua vítima com esta praga, o Balam pode tanto preparar uma emboscada como escapar.
Sistema: O jaguar testa sua Manipulação+Sobrevivência. Na maioria das florestas tropicais ou áreas litorâneas, a dificuldade é de 5. Em outros locais a dificuldade sobe até 7 e pode chegar a 9 em áreas onde estes insetos são escassos. Para cada sucesso, uma área de aproximadamente 3 m quadrados se enche com insetos voadores, o que reduz a Parada de Dados em dois durante um turno para cada sucesso. Depois disso, os insetos dispersam. O gato não é imune às mordidas dos insetos, mas normalmente sabe o que esperar e consegue agir normalmente.

Asas Ancestrais (nível 2): de acordo com a sabedoria popular, uma vez os Balam fora duas tribos. Os membros de uma das famílias originais, os Olioiuqui, possuíam asas. Adentrando nesse passado remoto, o homem jaguar pode invocar seu dom e voar curtas distancias.
Sistema: o jogador testa inteligência + instinto primitivo contra dificuldade 8 e gasta um ponto de Gnose. Tendo sucesso, asas de cores brilhantes surgem dos ombros do Balam para levar-lo aos céus. Enquanto tiver asas pode voar 15 metros por turno em qualquer forma, alem de poder carregar 90 quilos de peso adicional. Esse dom dura uma cena (ou meia hora), após isso as asas atrofiam e se desprendem sem causar dano algum.

Espelho fumacento (nível 2): como o dom comum de nível 3: visão longiqua.

Toque do Sapo de árvore (nível 3): tocando sua vitima com a pata, os dentes ou até com a saliva, o Balam pode paralisá-la durante um tempo prolongado. Alguns jaguares aproveitam essa oportunidade para escapar ou difundir sinal de perigo: outros se dedicam a propósitos mais sádicos. Esse dom provem dos espíritos sapo de arvore, cujos fluidos envenenam as flechas dos antigos parentes.
Sistema: o jaguar gasta um ponto de Gnose para ativar o Dom; feito isso, a magia fica em sua pele até que toque em alguém. A menos que o alvo faça um teste de vigor + consciência ou instinto primitivo (dificuldade 8), cairá congelado durante um turno para cada ponto de Gnose atual do Balam (o valor que possuía antes de iniciar o Dom). se tiver sorte, ele pode romper a paralisia com um teste de Força de Vontade (dificuldade 9); caso contrario, estará indefeso enquanto durar.

Floresta Errante (nível 3): Como o Dom dos Garras Vermelhas: Terreno Irrastreável.

Nuvem das visões (nível 4): entre os antigos familiares, os jaguares eram respeitado por sua profundidade. Muitos olmecas e maias ajudaram-nos em busca de visões e a tribo respondia servindo-se desse antigo dom. Quando chamar os espíritos do ar e das plantas, o jaguar de hoje em dia pode invocar a nuvem das visões, uma densa nevoa que o envolve tanto clareando-o quanto cobrindo-o e que proporciona conhecimentos místicos aos que os buscam…e os que não.
Sistema: testando manipulação + enigmas e gastando um ponto de Gnose, O Bastet pode invocar a Nuvem a partir de nada. Esse nebuloso caleidoscópio ocupa uma superfície de 15 metros quadrados e afeta a quem não estiver usando uma mascara anti-gás ou proteção mágica, incluído o próprio Bastet. As alucinações resultantes dependem do Narrador, ainda que devessem deixar ver possíveis eventos futuros, recuperar sabedoria perdida ou oferecer pistas que os personagens inteligentes possam decifrar (ver “narração” em Lobisomem, pagina 59-61 para ter
idéias).

Vingança da Selva (nível 4): Ao invocar suas c1xões com a terra, um Balam persuade a selva a se voltar contra seus invasores. O ataque começa bastante inocentemente com tropeços em vinhas e hordas de insetos famintos; contudo, se o estranho não entender o sinal e partir, a Vingança se torna mais desagradável. Poças de areia movediça, plantas e insetos venenosos e nuvens de gás nocivo surgem bem no caminho dos invasores. Finalmente, este Dom transforma um grupo de transgressores determinado em um punhado de sobreviventes desesperados - presas fáceis para um homem-jaguar e seus companheiros…
Sistema: O jogador usa um ponto de Fúria e dois pontos de Gnose para ativar este Dom. Apesar do Narrador ter a palavra final sobre exatamente o quê acontece e a quem, a terra e suas pragas começam uma campanha sutil para expulsar os invasores. Estes eventos variam desde aborrecimentos até fatalidades, conforme desejar o Narrador. Apesar dos efeitos não serem fortes o bastante para acabar com um bando de inimigos sobrenaturais, a maioria dos mortais fica louco antes que os efeitos do Dom terminem.

Alimentar os Deuses (nível 5): esticando uma das mãos, um jaguar poderoso pode arrancar o coração de um inimigo a distancia, trazê-lo até a palma e fazê-lo arder em chamas. No caso de ter sucesso, o dom acaba com o rival. Somente a magia mais forte pode reconstruir as cinzas da víscera ou colocar outra em seu lugar.
Sistema: o jogador do Balam testa Gnose contra dificuldade 7, alem disso gasta dois pontos de Gnose. Os sucessos do gato devem dobrar o valor do vigor do alvo. As armaduras, as defesas mágicas ou os pontos de Fortitude, Glamour, a Esfera de Espírito, Avatar ou contramagia inata adicionam um ponto de proteção. Por tanto, esse dom não é o melhor método para sacrificar seres sobrenaturais. Contra os inofensivos humanos, no entanto, é devastador. A vitima se contorce e morre, enquanto as chamas consomem seu coração. O órgão dura dois turnos para reduzir se a cinzas; quando completamente queimado, a vitima está morto sem possibilidade alguma se salvação, a menos que alguém possua o poder de reconstruir o músculo a partir do pó e devolver dessa forma a alma ao corpo. O Dom carece de toda utilidade contra aqueles que já estão mortos; não como os mortos-vivos…os vampiros continuam podendo ser mortos dessa forma.
avatar
GAIA
Admin

Mensagens : 349
Data de inscrição : 05/07/2016

Ver perfil do usuário http://lobisomemrpg.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum