Lobisomem RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Renome - Regras oficiais e as do forum

Ir para baixo

Renome - Regras oficiais e as do forum Empty Renome - Regras oficiais e as do forum

Mensagem por Alexyus Sáb Jan 02, 2021 3:30 pm

Introduzindo mais uma discussão, vou começar esse tema citando um artigo do site Livro dos Espelhos da queridíssima Eva:

Eva escreveu:O que é Renome?

Pense no nosso mundo real. Muita gente posta o tempo todo sobre si mesma nas redes sociais. As fofocas viajam na velocidade de um Tweet, e o verdadeiro apocalipse acontecerá quando os inbox vazarem nas timelines e os papos no Whathsapp forem exibidos em telão. Ainda que estes sejam traços próprios da nossa sociedade, não foi a tecnologia que inventou as redes sociais e muito menos a fofoca. O que se faz, o que se deixa de fazer e o como se faz, rapidamente, chegam aos ouvidos de todos. Tais julgamentos morais sempre foram extremamente importantes nas sociedades humanas, e não é diferente na sociedade Garou.

Como todas as sociedades organizadas, a Nação possui códigos de conduta relacionados aos papéis sociais que cada Garou (e mesmo os Parentes, mas isto é assunto para um artigo futuro) deve desempenhar, e isso está totalmente relacionado ao Augúrio da personagem, e determina o quão renomado ela é em sua sociedade, e a forma como os outros o veem – o que permitem que os considerados mais renomados ocupem os Postos mais elevados. Afinal, lobisomens são criaturas instintivamente sociais, independente de toda a selvageria de que são capazes.

E obviamente, se isso pode ser mensurado, possui sua equivalência em pontos na ficha da personagem.

Glória, Honra e Sabedoria
Como todas as sociedades guerreiras ao redor do mundo, certos valores são colocados acima dos demais pelos Garou, que medem o quão renomado é um companheiro em seus três valores comportamentais mais celebrados – Glória, Honra e Sabedoria. Como muitas coisas relacionadas aos Garou enquanto sociedade, são três valores bastante autoexplicativos. Ainda assim, cada um desses valores, do ponto de vista da interpretação, são ligeiramente permeáveis entre si, se misturam em alguns pontos, e vai da forma como o Narrador interpreta cada fato para decidir como isso se traduzirá em pontos – o que será explicado mais adiante.

Glória
Serei valoroso
Serei confiável
Serei generoso
Protegerei os fracos
Destruirei a Wyrm

– Credo da Glória

Glória se relaciona às aptidões físicas d combate de um Garou, sua bravura, coragem e capacidade de alcançar a vitória em combate.

Também está ligado às batalhas que um Garou escolhe lutar. Um Garou que se meta em brigas sem sentido, por mais que as vença, certamente não receberá tanto Renome em Glória quanto um Garou – bem como será considerado estupidez entrar em uma luta que se sabe que não se pode vencer.

Honra
Serei respeitoso
Serei leal
Serei justo
Viverei pelas minhas palavras
Aceitarei todos os desafios justos
– Código de Honra

Honra mede o senso do dever de um Garou, seus valores éticos e morais, bem como seu senso pessoal de orgulho. Garou renomados por sua Honra são guardiões das leis mais sagradas da sociedade Garou – a Litania. São reconhecidos por sua integridade, seu caráter e respeito inabaláveis. Isso porém não significa que os Garou renomados por sua Honra se sentem superiores aos demais. Eles veem a si mesmo na honrosa obrigação de servir como modelos de como um Garou deve se comportar. Não é uma questão de orgulho, mas de autocontrole e (por que não?) de sabedoria.

Sabedoria
Serei calmo
Serei prudente
Serei misericordioso
Pensarei antes de agir e ouvirei antes de pensar

– Credo da Sabedoria

Sabedoria está ligada às capacidades mentais de um Garou, seu raciocínio lógico, estratégico, sua paciência e sua ligação com o mundo espiritual. Um Garou que pense bem em suas palavras e ações antes de dividi-los com o mundo, e encontrará mais facilidade de ter conselhos ouvidos e fazer ouvir suas palavras em assembleias. Raramente um Garou sábio será um Garou renomado por sua Glória, porém, quando um lobisomem encontra o equilíbrio perfeito entre sua Glória e sua Sabedoria, torna-se um companheiro de alcateia altamente valorizado por seus iguais, suas Seitas e suas Tribos.

Relação entre Posto e Renome

Assim como sociedades diversas elegem o que priorizarão para serem seus mais respeitados membros, os Garou escolhem para seus Postos mais elevados aqueles mais renomados de acordo com seu papel social. Isto determina o status social do indivíduo, e confere benefícios inacessíveis aos que ainda estão patinando o que se espera deles.

Enquanto todos os Garou começam sua vida de luta contra a Wyrm e pela sobrevivência num mundo cada vez mais desesperador no Posto 1, espera-se que ele (se sobreviver) evolua e passe para postos mais elevados.

Dentre os privilégios de possuir um Posto mais elevado, pode-se colocar na conta o acesso a novos Dons mais poderosos, os Direitos garantidos pela própria Litania (como, por exemplo, o de posto mais elevado receber o primeiro quinhão, e os demais, sucessivamente, de acordo com o seu Posto), poder desafiar uma quantidade maior de Garou para ter acesso a outros benefícios, Fetiches ou direitos, além, é claro, de possuir um maior autocontrole que só a experiência ensina a um Garou.

Obviamente, todos esses benefícios possuem o ônus de uma maior responsabilidade. Afinal, é esperado que Garou mais renomados possam liderar os demais.

Posto - Bônus de Frenesi
0 —
1 —
2 —
3 +1 para dificuldades de frenesi
4 +2 para dificuldades de frenesi
5 +2 para dificuldades de frenesi, 5+ sucessos necessários para frenesi
6 +2 para dificuldades de frenesi, 6+ sucessos necessários para frenesi


Considerações Especiais
Uma questão que surgiu ao longo dos últimos vinte anos é se uma ação deve ser testemunhada por outros Garou antes de ser digno de renome. Se um lobisomem se sacrifica como o último defensor de um caern, ele receberá seu Renome póstumo? Quando dois Garou fazem sexo, violando a Litania, eles devem ser flagrados antes de sua desgraça ser conhecida?

Em geral, esse sistema assume que as recompensas ou penalidades de Renome ocorrerão automaticamente, sem a necessidade de alguém pra espalhar o conto. A natureza dessa mudança pode ser ligeiramente diferente de crônica para crônica:  talvez o mundo espiritual tome conhecimento e julguem ou talvez algo na ação mude sutilmente a aparência espiritual do Garou, deixando uma marca literal de honra (ou de desonra, conforme for o caso). O sistema de Renome não é baseado puramente em política ou na comunidade – as ações de um indivíduo lobisomem são distintas e indeléveis, independente do que a alcateia ou seita pensem. Em Lobisomem, ações têm consequências, mesmo as privadas.

As expectativas sociais de raça, augúrio e tribo podem ter um impacto sobre as recompensas e penalidades de Renome. Um Ahroun que foge de uma batalha pode ser penalizado mais severamente do que um Filodox que faz o mesmo porque os Ahroun são considerados guerreiros. Um Fianna que conta uma história particularmente magistral pode ser elevado mais rapidamente do que seu primo Andarilho do Asfalto que faz o mesmo. Um Ragabash pode não perder tanta Honra por acusar falsamente outros Garou, já que se espera que eles ajam de um modo um pouco desonroso, mas eles também podem ter, da mesma forma, mais dificuldade para receber Honra. No entanto, em geral os Garou são geralmente julgados pelos mesmos padrões aos olhos dos espíritos.

Outra questão que pode surgir é quem recebe a recompensa em Renome por matar qual assecla da Wyrm. Aqui estão alguns pontos para ajudá-lo a decidir como calibrar melhor as recompensas de Renome em combate.

• Quando mais de um oponente ataca dentro de uma única cena de combate, os considere como uma ameaça coletiva no lugar de individualmente. Um vampiro pode ser apenas uma ameaça menor, mas um bando de quatro vampiros pode representar uma média ou mesmo forte ameaça. Como tal, eles contam coletivamente como 3 de Glória no lugar de 8 (2 para cada um).

• Se vários Garou estão envolvidos em derrotar um inimigo particularmente grande ou um grande grupo, cada personagem que contribuiu para o combate recebe a recompensa de Renome, não apenas a pessoa que deu o golpe mortal. No caso de um bando de vampiros, por exemplo, todos os Garou que combateram as criaturas da Wyrm receberiam os 3 de Glória. Para os Garou, é a alcateia que é gloriosa e não os indivíduos que a compõem.


Ganhando e Perdendo Renome Permanente

Uma vez que o personagem tenha ganhado 10 pontos de Renome temporário em uma categoria em particular, precisa pedir a outro Garou de Posto igual ou superior (e que não seja da alcateia da personagem) para realizar um Ritual de Conquista.  para si. Se o Ritual for bem-sucedido, o prestígio da personagem na sociedade Garou aumenta e o jogador pode adicionar um ponto de Renome permanente naquela categoria. Ele também apaga todos os pontos temporários nessa categoria — quaisquer pontos “extra” acima de 10 são perdidos.

Se alguém não pode (ou não vai) realizar o Ritual, o personagem pode, no ligar, desafiar um ancião. Se o desafio for aceito, todos os pontos temporários nessa categoria são removidos, mas se o personagem tiver sucesso contra o desafio do ancião, o Garou em questão ganha o ponto de Renome permanente. Esse método é mais arriscado, mas ele ainda oferece um caminho para o avanço de lobisomens menos populares.

Em casos muitos raros a coragem, a sabedoria ou a honra do personagem é tão excepcional que há pouca dúvida de que o lobisomem tenha crescido em prestígio. Se esse for o caso, você pode simplesmente decidir recompensar com um ponto de Renome permanente sem um Ritual ou desafio. Isso deve acontecer com muita pouca frequência, reservado para os casos em que as lendas sobre os feitos do personagem perdurarão por muito tempo.

Por outro lado, as ações do Garou podem reduzir seu prestígio assim como elas poderiam aumentá-lo. Sempre que uma penalidade de Renome reduziria o Renome temporário do personagem em uma categoria abaixo de zero, um ponto de Renome permanente é perdido e “convertido” em 10 pontos temporários a fim de compensar a diferença. No entanto, isso geralmente é reservado para as infrações graves — se o personagem acabou de ganhar um ponto permanente e, em seguida, cometeu um erro menor que cause a perda de um único ponto temporário, você pode decidir que a perda sairá de um ponto temporário a ser ganho no futuro ou, então, ignorar totalmente o erro. Porém, se a ofensa for minimamente séria, é mais provável que o ponto será perdido e convertido de volta em pontos temporários.

Se um personagem perder pontos de Renome permanente suficientes para deixá-lo cair abaixo dos requerimentos de seu posto atual, ele perde todos os benefícios desse posto. Ele mantém o conhecimento e os Dons aprendidos nesse posto, mas todo o resto só retorna quando ele trouxer seu Renome de volta para os níveis apropriados.

Avançando de Posto

Um personagem precisa adquirir pontos de Renome permanente o bastante para seu augúrio para que progrida para o próximo posto. Exceto para os Ragabash, cada augúrio tem um número de pontos que precisa possuir em cada categoria. Uma vez que tenham pontos o bastante, eles precisam desafiar um Garou de Posto igual ou superior àquele que querem alcançar (embora filhotes geralmente recebam seus postos de cliath sem um desafio). O personagem pode escolher quem deseja desafiar, mas o lobisomem desafiado decide a natureza da disputa, e pode torná-la tão fácil ou difícil quanto desejar. Se o desafiador vencer, é recompensado com seu novo Posto.

Desafios podem ser padronizados ou idealizados pelo Garou desafiado. Eles podem ser tão simples quanto um desafio de dominância, ou tão elaborados quanto uma busca. Geralmente eles são específicos para o desafiador, baseados em seu tribo, augúrio e perícias. Os desafios de Posto a seguir são alguns exemplos – use-os como apresentados ou baseie seus próprios desafios personalizados neles.

Fostern

Adquirir o posto de Fostern significa que o Garou evoluiu de soldado raso para um veterano experiente. Esses lobisomens têm alguma familiaridade com a sociedade Garou, e aprenderam a natureza da guerra de que são parte. Desafios adequados para este Posto devem ser de dificuldade moderada — eles devem testar o desafiante, não esmagá-lo.


[*]“Obter” um item específico escondido por um Ragabash do Posto apropriado.
[*]Receber uma dádiva de um espírito menor.
[*]Convencer o Garou desafiado a reconhecer seu Posto por através de discurso fervoroso e debate.
[*]Compor uma canção, um poema ou um conto honrando o Garou desafiado.
[*]Derrotar um Ahroun do Posto apropriado em um duelo formal.
[*]Montar guarda no caern por setenta e duas horas sem adormecer.

Adren

Aqueles que alcançam o Posto de Adren assumiram responsabilidades maiores dentro de sua seita. Consequentemente, eles detém a maioria das posições, tais como Vigia, Mestre de Rituais e Vigia do Portão (entre outras). Os desafios para esse Posto deve ser projetado para eliminar aqueles que não podem pensar ou agir rápido; esses são, afinal, os futuros líderes da seita e da tribo. Pouquíssimos Garou passam por seu desafio de Adren na primeira vez.

[*]Pegar um fetiche emprestado do desafiado usando linguagem corporal, gestos e sugestões não verbais para pedir por ele.
[*]Terminar uma caça ao tesouro difícil em um prazo pré-determinado.
[*]Criar um fetiche original (e útil) do zero, dentro de um prazo determinado.
[*]Fazer as pazes com um inimigo ou negociar uma trégua entre dois lobisomens rivais.
[*]Encontrar um herói obscuro dos Garou e criar um tributo adequado.
[*]Suportar surra ou insultos severos de seus companheiros de seita sem entrar em frenesi.


Athro

Os Athro ascenderam muito alto na hierarquia dos Garou. Eles são guerreiros poderosos, guardiões das tradições renomados, líderes sábios, trapaceiros notórios e juízes famosos. Lobisomens que querem um lugar entre este grupo de elite precisam demonstrar perícia e inteligência excepcionais, e aqueles muito poucos Garou que conseguem atingir este Posto na primeira tentativa são reverenciado até mesmo por seus pares.

[*]Descobrir todos os aspectos do plano de negócios de uma organização de interesse em potencial, e fazer isso sem ser pego.
[*]Recupere um tesouro perdido da tribo ou seita.
[*]Convencer um espírito a agir de uma forma completamente contrária à sua natureza sem prejudicá-lo.
[*]Persuadir uma gangue de rua local (ou grupo similar) a fazer um mês de serviço comunitário.
[*]Escrever uma canção exaltando um rival e usá-la para acabar com as suas diferenças com ele.
[*]Resgatar um Garou capturado por inimigos poderosos de algum tipo como Dançarinos da Espiral Negra, equipes da Pentex, vampiros ou magi.


Ancião

Os desafios mais difíceis aguardam aqueles que buscam o Posto de Ancião. Anciões são o coração de uma seita ou tribo, e eles têm o destino da Nação Garou em suas mãos. Suas decisões guiam os Garou. Seus feitos são apresentados como exemplos a seguir para os lobisomens mais jovens. Seus erros podem causar graves danos à Gaia, aos Garou ou à guerra contra a Wyrm. Esses tipos de desafios devem testar cada qualidade que o lobisomem tem.

[*]Visitar um caern de cada tribo sem ser notado, reconhecido ou desafiado e trazer de volta uma prova de cada visita.
[*]Localizar um caern perdido e convencer um espírito totem a adotá-lo.
[*]Redimir, limpar e renomear um Maldito poderoso sem usar Dons (além de Comunicação com Espíritos)
[*]Encontrar um Garou mergulhado em Harano e recuperá-lo.
[*]Destruir um artefato poderoso da Wyrm.
[*]Liderar um grupo contra uma criatura maior da Wyrm ou outro inimigo e derrotá-la sem perder nenhum dos seus companheiros.


A HONRA MAIOR: LENDA

Garous verdadeiramente excepcionais acima do Posto Cinco existem. A essas lendas são dadas recompensas especiais por sua coragem e serviço a Gaia, e seus nomes são pronunciados com a mesma reverência que temos por Hércules, Miyamoto Musashi e Joana d’Arc.[/size]
No entanto, tal avanço está além da mera aquisição de Renome. Lendas são parte de um grupo exclusivo, e para se qualificar, um Ancião Garou de quem muito se espera precisa se destacar de um modo extraordinário mais de uma vez. A obtenção do Posto Lendário não tem relação alguma com regras — é puramente uma questão de julgamento pessoal da sua parte, e se houver qualquer dúvida em sua mente se ele superou ou não os feitos poderosos até mesmo dos maiores dos Anciões, então ele não superou. Apenas quando não há, em absoluto, dúvida alguma do status lendário de um personagem é que você deve considerar deixá-lo fazer o esforço para obter este Posto.
Quando a reputação de um Ancião se espalha a tal distância na Nação Garou que chega aos ouvidos das Lendas existentes, um membro se encarrega de viajar para o caern do Ancião em questão e investigar seu mérito. Uma vez que ele esteja pessoalmente satisfeito com o mérito do candidato (ou falta de mérito), ele contata três outras Lendas para apresentar seu caso. Se ele os convencer de que o candidato é verdadeiramente digno, todas as quatro Lendas chegam ao caern do candidato e desafiam o sujeito. Se o candidato for bem sucedido, passa por uma versão especial do Ritual de Conquista realizado simultaneamente pelas Lendas em conjunto com o Mestre de Rituais do caern do candidato (como uma cortesia).


[*]

Depois dessa citação extremamente bem embasada, eu recordo a regra do fórum:

- Basta juntar 10 pontos de uma das três categorias de renome para conquistar 1 ponto permanente. Subentende-se que em algum momento o Ritual de Conquista foi executado para o personagem A perda de pontos de renome só diminui 1 ponto permanente quando não houver mais pontos temporários a serem perdidos.

Numa consideração pessoal minha, é mais prático e fácil seguir a regra do forum, principalmente visto que jogamos em pbf e isso por si só demanda aventuras muito mais demoradas do que seria num jogo de mesa. O efeito colateral é que é muito mais fácil conseguir pontos permanentes do que seria em mesa, possibilitando que personagens de terceiro posto (como o Klauus Krugger e o Alaín D'Órleans) tenham 10 pontos em Glória ou Honra relativamente bem mais cedo do que seria esperado.

O controle desa progressão de renome fica por conta dos narradores, e pode ser bem desafiador. Não apenas alguns desafios que renderiam bom renome para cliaths deveriam ser considerados razoáveis, simples ou até fáceis para personagens de alto renome, como também a reputação desses personagens pressupõem um certo comportamento e uma determinada capacidade devido ao alcance de seus feitos renomados.

Trocando em miúdos, personagens de alto renome enfrentam desafios cada vez maiores para continuar ascendendo em renome, não podendo confiar em repetir os mesmos feitos já executados para ganhar a mesma quantidade de renome. E assim como é mais difícil para personagens assim ascenderem, também é igualmente proporcional a chance deles perderem renome, já que espera-se que eles sejam paradigmas da glória, honra ou sabedoria,

É um assunto bem complexo, e por isso mesmo vale discutir mais a fundo esse tema e suas ramificações no forum. Estejam à vontade para comentar!
Alexyus
Alexyus

Mensagens : 890
Data de inscrição : 05/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Renome - Regras oficiais e as do forum Empty Re: Renome - Regras oficiais e as do forum

Mensagem por Alexyus Sáb Jan 02, 2021 3:48 pm

Uma citação que eu encontrei no nosso antigo fórum traz uma luz interessante à questão:


Hierarquia Garou

Cliath - Posto 1 - Posto dos Garou recém-saidos dos seus Ritos de Passagem.

Fostern - Posto 2
 - Os mais comuns na sociedade Garou. Ocupam posições de pequenos cargo nas seitas

Adren - Posto 3 - Bem respeitados, os Adrens são pupilos de mentores, apredendo grandes dons! Ocupam cargos de média importância em uma seita.

Athro - Posto 4 - Mentores, estão entre os mais velhos e mais respeitados Garou. Ocupam grandes lugares nas seitas, sendo as vezes líderes na falta de um ancião.

Ancião - Posto 5 - Os mais respeitados e poderosos lobisomens. Conhecem dons capazes de transformar o mundo, mas são sábios demais para usá-los inadequadamente.

Herói - Posto 6 - Depedendo do Narrador, esse posto não é jogável. Foi criado pela White Wolf para a Campanha do Fim do Mundo das Trevas (Time of Judgment). Apenas Heróis como Lord Albretch (Presas de Prata), Mari Cabrah (Fúrias Negras), Margrave Koneitzko (Senhores das Sombras), Zhyzhak (Dançarinos da Espiral Negra) e Evan-Cura-o-Passado (Wendigo). Para se tornar deste posto, não se pode simplesmente acumular maior renome, é preciso fazer algo realmente importante pela Nação Garou e por Gaia na luta contra a Wyrm.

Ignorando a polêmica do nível 6, parece haver uma caracterização bem específica de cada posto.

Enquanto os cliaths são retratados como garous relativamente jovens e sem lugares fixos nas seitas, podendo vagar pelo mundo em demandas para ganhar experiência e renome (provavelmente os criadores fizeram assim pensando nos personagens iniciais dos jogadores), a partir do 2° posto os garous passam a estar ligados a uma seita específica, inclusive ocupando posições em suas hierarquias.

É claro que posições na seita de pouca responsabilidade podem permitir que os garous continuem viajando em demandas externas (algumas posições provavelmente incluem essa obrigação de viajar como representantes e enviados da seita para outras seitas).

Mas a cada posto acima de 2, fica explícito uma certa imagem do garou, uma espécie de estereótipo de posto. Essa imagem, conjugada com a progressão do renome necessário para cada posto, parece uma dica inteligente para jogadores e narradores interpretarem tanto os PJs quanto os NPCs. Mesmo com a variação esperada devido às diferenças de cada personalidade, essa postura imaginada de cada posto poderia ser um requisito social para cada garou, como uma meta pessoal de como eles deveriam se comportar.
Alexyus
Alexyus

Mensagens : 890
Data de inscrição : 05/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos