Dons dos Pumonca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dons dos Pumonca

Mensagem por GAIA em Qua Jul 06, 2016 11:45 pm

Espelho do Pardal (nível 1): segundo a lenda, um dos primeiros Pumonca, conhecido como Escalada das três Aranhas, dominava as artes da imitação e a ventriloquia, segredos que passou a seus amigos. Graças a essa magia, o puma pode imitar a quem quiser (aves e demais animais, humanos e, inclusive, maquinas) e emitir sua melodiosa voz até certa distancia. Como o próprio nome sugere, o segredo é transmitido apenas por um espírito Pardal, geralmente em troca de alimento.
Sistema: o jogador testa Manipulação + Lábia para imitar os sons que abarcam o espectro vocal humano normal. Enquanto tiver sucesso, a imitação será perfeita. Se tentar imitar sons fora do normal (vibrações subsônicas, explosões, zumbidos de alta freqüência, etc.), o gato deve gastar um ponto de Gnose e a dificulade é 7. o Dom dura apenas uma cena e os sons só podem “alcançar” até 30 metros da posição do homem gato.

Dádiva do Peregrino (nível 1): Viajar é difícil, sobretudo devido aos modos espartanos dos Pumonca. Este Dom permite que o puma se adapte rapidamente às mudanças de clima ou ignore por algum tempo o pânico causado pela fome e sede. Os espíritos-Pássaros e espíritos-Ursos ensinam este Dom.
Sistema: Ao testar Vigor+ Sobrevivência e gastar um ponto de Força de Vontade, o jogador permite que o seu homem-gato faça uma das seguintes coisas: ignorar os piores efeitos do calor e frio naturais durante uma semana ou passar um dia sem água ou três dias sem comida. A dificuldade do teste é 6, apesar de condições severas (temporais, secas, ondas de calor, etc.) poderem aumentar a dificuldade em 2 ou mais. O Dom pode ser repetido, mas a dificuldade aumenta em 1 para cada vez que ele for realizado sucessivamente. invocar chuva (nível 2): os espíritos do vento e do tempo são os melhores amigos e os piores inimigos que um Pumonca pode ter. Este don, resultado de um pacto entre Velho Rosto de Pedra e o Vento do Leste, serve para que o puma invoque a chuva. Ela consistem melhor em uma chuvinha do que uma tormenta porem vale para refrescar um dia caloroso. Para regar os cultivos ou para reviver um arroio seco em questão de minutos.
Sistema: o jogador do puma testa manipulação + sobrevivência e gasta um ponto de gnose para invocar a água, a dificuldade é dada pelas condições: os céus nublados ou com nuvens são dificuldade 6, enquanto que o céu iluminado e estável a elevam a 10. se não houver nuvens, o dom poderá tardar em manifestar-se. A intensidade e duração da chuva dependem do numero de sucessos; um sucesso provoca uma chuvinha breve. Enquanto que cinco sucessos produzem chuva durante mais ou menos uma hora. Este dom não provoca dano e não serve para inundar as zonas em que se utiliza.

Trabalho em Pedra (nível 2): o Dom Hominídeo de Nível Três: Remodelar Objeto, exceto que ele só afeta pedras, lodo, argila e vidro, usa a Manipulação+ Sobrevivência e remodela objeto permanentemente.

Criatura dos Pântanos (nível 3): os desertos e as montanhas não são as únicas paisagens por onde vagam os Pumonca. Os chamados “gatos dos pântanos” conhecem as zonas úmidas com a palma de sua mão. Quando cantam para os espíritos do pântano para exigir-lhes os favores que devem, o Pumonca pode chamar um elemental dos pântanos, feito de plantas e lodo, para que lhe preste ajuda. Enquanto a criatura conservar o seu livre arbítrio estará disposta a mostrar-se amigável com o gato e hostil com quem cruze seu caminho.
Sistema: o jogador gasta um ponto de Fúria e outro de Gnose para despertar a criatura e testa força de vontade contra dificuldade 7. O Monstro resultante é um ser semi-inteligente, no melhor dos casos, que fede e dura três turnos por sucesso. As características recomendadas para uma criatura são:

Atributos: Força 4, Destreza 2, Vigor 5, Raciocínio 1
Habilidades: Prontidão 1, briga 1, furtividade 3
Níveis de vitalidade: dois por sucesso, sem penalidades. Uma vez que esgotar seus níveis de vitalidade, a criatura se desfaz.

Relâmpago (nível 3): Um pacto feito com os espíritos da tempestade permite que alguns Pumonca invoquem um relâmpago. Se houver ao menos uma nuvem no céu, o puma é capaz de conjurar o relâmpago. A maioria dos pumas aprende este Dom com o próprio Pássaro Trovão.
Sistema: O jogador do puma gasta um ponto de Fúria para conjurar o relâmpago e testa sua Destreza+Sobrevivência para atingir seu alvo. Sob circunstâncias normais (céu parcialmente nublado, alvo de tamanho humano), a dificuldade do teste é 8; alvos maiores ou um dia tempestuoso podem reduzir a dificuldade para 7 ou 6, enquanto condições secas e alvos particularmente pequenos podem aumentar a dificuldade para 9 ou 10. O raio inflige dois dados de dano por fogo para cada ponto de Gnose do homem-gato. Mesmo que o Relâmpago erre sua vítima, ainda é uma experiência assustadora estar na mira do golpe de um raio. Vítimas potenciais precisam testar sua Força de Vontade contra uma dificuldade de 8 para evitar fugirem em pânico.

Favor do Companheiro-Elemental (nível 4): Primeira Velha Face fez muitos aliados entre os espíritos elementais, e fez muitos favores para a própria raça antes de morrer. Os espíritos sem idade lembram suas proezas ajudando aquele que invocar seu ancestral ançião. Um Pumonca que use esse Dom pode chamar um espírito elemental (veja Lobisomen, págs 266-267) para ajudar. Uma vez que o espírito chega, ele irá fazer o que puder para ajudar o gato; após terminar tarefa, o espírito vai embora.
Sistema: O jogador faz um teste de Manipulação + Enigmas e gasta um ponto de Gnose para invocar o elemental. A dificuldade da rolagem é a mesma que a Película do local. O espírito, se aparecer, será amistoso com o gato, enquanto ele lembrará de sua conexão sangüínea com a Primeira Velha Face. Nenhuma outra tribo procura a mesma benevolência; de fato, O Bubasti que tentou usar esse Dom foi destruído pelos furiosos espíritos elementais que ele convocou. Quando o primeiro serviço dado é terminado, ou quando 1 hora se passar, o elemental parte pacificamente.

A Terra Faminta (nível 4): A Mãe não está em paz. Alguns Pumonca sabem como provocá-la o suficiente para mostrar o desgosto da Mãe. Quando esse Dom é empregado, a terra estremece, abrindo ou dando caminho, encobrindo rastros, selando passagens, ou enterrando vivos os oponentes do gato.
Sistema: Dependendo do ambiente que vive o gato, esse Dom assume diferentes formas: entre vales ou montanhas, causa uma avalanche; em pântanos, provoca uma areia movediça; em desertos e planícies, faz com que o terreno se abra abaixo de um alvo. Para invocar esses desastres, o jogador faz um teste de Manipulação + Sobrevivência, com dificuldade igual à Película da área + 2 (máximo de 10) e gasta um ponto de fúria. Os efeitos exatos são definidos pelo Narrador, mas freqüentemente afeta uma área de 30 metros para cada sucesso. Se o ataque causar dano, assuma que a vítima perca 2 ou 3 níveis normais de vitalidade para cada sucesso. Muitos ataques, como rochas em queda, são mais mortais, porém pode permitir ao alvo fazer um teste de Destreza + Esportes (dificuldade 6-Cool para se livrar do ataque.

Conversar com a Terra (nível 5): Peneirando a poeira e convocando os espíritos de dentro do solo, o puma recebe visões de coisas que aconteceram na área. Essas visões interiores podem ajudar a seguir trilhas, testemunhando eventos passados, ou aprendendo de onde coisas vieram ou pra onde foram. Espíritos pássaros muitas vezes passam esse Dom adiante, mas muitos minhocas e elementais chaya fazem isso também, especialmente se as questões do Bastet servem aos fins do espírito.
Sistema: O Pumonca se concentra enquanto canta uma única questão e a debate. Enquanto ele o faz, o jogador faz um teste de Percepção + Enigmas para ver o passado. Sucesso revela a resposta. Quanto mais remota for a precisão, mais alta é a dificuldade, a não ser que deixado uma impressão tão vívida que ela nunca desaparece (Como uma Trilha de Lágrimas), que pode reduzir a dificuldade em 1 ou 2. Eventos que ocorreram há mais de um ano atrás requerem um ponto de Gnose para "ver". A Visão vem através da perspectiva do solo próximo, que pode mostrar detalhes difíceis de interpretar (imagine um assassinato pelo ponto de vista do olho de um verme); alguns sonhos transmitem impressões emocionais, também, deixando humor que pode durar por horas.

Tempo decorrido ------------------- Dificuldade
Uma Semana ………………………..4
Um mês…………………………….. 5
Um ano…………………………….. 7
10 anos…………………………….. 8
50 anos…………………………….. 9
100 anos………………………….. +10

Grito do Pássaro Trovão (nível 5): como o dom impuro aparição de nala, exceto que a tempestade pode durar por até uma hora se o jogador exceder 5 sucessos.

Terremoto (nível 6): este pacto, um velho e desesperado segredo conhecido por só um punhado de gatos que ainda seguem vivos, permite que um Pumonca faça que a própria Terra se estremeça, o que provoca o desaparecimento dos caminho e a destruição dos edifícios. Ainda que o epicentro seja bastante reduzido, os temores podem ser percebidos a vários quilômetros de distancia.
Sistema: igual ao dom: Terra faminta, exceto que um terremoto requer dois pontos de Gnose e outros dois de Raiva, afeta a um quilometro e meio e provoca danos proporcionais aos sucessos do gato (um sucesso rompe as janela, dois racham as paredes, três deformam o asfalto, quatro esmigalham o concreto e cinco rompem o metal).
avatar
GAIA
Admin

Mensagens : 349
Data de inscrição : 05/07/2016

Ver perfil do usuário http://lobisomemrpg.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum