Lobisomem RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

POSTS: Qualidade X Regularidade

5 participantes

Ir para baixo

POSTS: Qualidade X Regularidade Empty POSTS: Qualidade X Regularidade

Mensagem por Alexyus Qui maio 03, 2018 9:50 pm

Esse e um tópico para todo mundo dar opinião e trocar ideia sobre um fato presente no cotidiano do nosso forum.

Sabemos que fazer um post de alta qualidade dá trabalho e não raro exige bastante tempo para ficar pronto. Por outro lado, também sabemos que a demora em responder os jogos leva ao desânimo dos jogadores e às vezes do próprio narrador. Como equilibrar as duas coisas?

Minha opinião pessoal é que a regularidade supera em importância a qualidade. Eu prefiro que tenha vários posts de qualidade média ou até baixa, mas que mantenham a narrativa em movimento. Se o narrador não deu muitos detalhes, os jogadores podem indagar em off ou até mesmo em on. Se os jogadores foram superficiais, o narrador pode acrescentar mais detalhes na resposta ou diminuir o ritmo para não sobrecarregar de informações o jogador monossilábico. Existem casos pontuais, mas eu sou forte defensor da regularidade.

Dito isso, podem falar: eu, Alexyus, tendo a demorar para responder como narrador. Como jogador, eu tendo a responder mais rapidamente, às vezes imediatamente após ler o post do narrador.

Outra coisa que não estamos tendo muito é a interação entre os próprios jogadores. Tirando a tríade Kate/Kham/Luke, os demais personagens parecem quase alheios uns aos outros. Não é proibido conversar com os outros personagens, não! Às vezes, é até benéfico pra narrativa e pro narrador!

Então é isso: comentem, discordem, exponham suas opiniões, impressões, o que quiserem. É um debate aberto para todo mundo!
Alexyus
Alexyus

Mensagens : 890
Data de inscrição : 05/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

POSTS: Qualidade X Regularidade Empty Re: POSTS: Qualidade X Regularidade

Mensagem por Kurosatsunomori Qui maio 03, 2018 10:04 pm

Concordo com a regularidade ter importância maior, quando se perde essa regularidade rola uma falta de controle até mesmo dos proprios jogadores, tipo quando a gente acredita que vai atrasar como nas outras veszes e deixa pra fazer o post no dia seguinte, e quando se dá conta ja foi (caso do Luke kkkkk). Acaba sendo prejudicial de muitas formas.

Quanto a interação, acho que nossos personageis ainda não tiveram mt tempo pra se conhecer. Vamo ver no que vai dar.
Kurosatsunomori
Kurosatsunomori

Mensagens : 344
Data de inscrição : 28/03/2017
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

POSTS: Qualidade X Regularidade Empty Re: POSTS: Qualidade X Regularidade

Mensagem por Alexyus Qui maio 03, 2018 10:07 pm

Isso foi bem lembrado, Kuro! A falta de regularidade causa um problema na hora de se planejar para jogar e responder de acordo com a frequência do jogo.

Nesse caso, vocês acham que deve haver dias fixos para as atualizações? Ou uma frequência mais maleável, tipo um post por semana? Ou ainda, um caso que eu não recomendo, que o narrador espere todos os jogadores postarem?
Alexyus
Alexyus

Mensagens : 890
Data de inscrição : 05/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

POSTS: Qualidade X Regularidade Empty Re: POSTS: Qualidade X Regularidade

Mensagem por Kurosatsunomori Qui maio 03, 2018 10:21 pm

Não recomendo a espera, um jogador pode desistir ou demorar tanto que desanimaria o forum inteiro.

Acredito que um dia fixo para a atualização seria melhor. Tipo uma cronica simples sendo semanal, e uma complexa quinzenal, e o narrador define o dia da atualização. Seria uma boa?
Kurosatsunomori
Kurosatsunomori

Mensagens : 344
Data de inscrição : 28/03/2017
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

POSTS: Qualidade X Regularidade Empty Re: POSTS: Qualidade X Regularidade

Mensagem por Black Thief Qui maio 03, 2018 10:45 pm

Concordo plenamente que regularidade é mais importante que qualidade. Um dos maiores problemas de RPG de fórum é a demora para o avanço do jogo. Coisa que fazemos em um ciclo, por exemplo, em mesa nós fazemos em 2 horas, talvez menos. Uma vez tentei convencer um amigo meu a jogar em fórum, ele me deu risada e disse: "Levar uma semana pra abrir uma gaveta? Não rola." Eu não consegui discordar pq era essa a frequência do narrador que eu jogava, um post por semana, sendo que muitas vezes o post seguinte que ele fazia era de pouco avanço no jogo. É indiscutível que jogo de fórum demora mesmo pra avançar, por isso acredito que o mais importante é fazermos a história ir pra frente o mais rápido possível. O minimo de qualidade que um post precisa ter, na minha opinião, é um português decente e me dizer o que aconteceu, não é necessário muitas palavras bonitas, claro que é sempre ótimo se o narrador conseguir enriquecer seu texto da melhor forma, mas tem narrador que é corrido e se ficar se preocupando com isso a crônica dele nunca avança e desanima e aí no final o resumo do ciclo dele é "Fulano chegou no Caern X, lá ele foi conversar com o ancião que contou à ele uma história sobre um possível traidor da Seita. Fulano então aceitou fazer essa investigação e agora começa com sua primeira pista" E aí isso foi o resumo de três/quatro meses de jogo. Fica massante. Também há posts que nem precisam tanto assim de descrições, diálogos é um exemplo, as vezes só precisa responder o que o NPC disse com uma ou outra reação, e é o suficiente para se entender o que houve e o jogo avançar. Eu gosto de RPG de fórum, mas prefiro de mesa, porque ela avança bem mais, só que o meu caso é bem chato pq não tenho ninguem pra jogar de mesa por aqui e por voz não acho ser a mesma diversão pq os jogadores muitas vezes ficam se distraindo, vai ali e ja volta, fica mexendo num site enquanto não é o turno dele, as vezes um familiar fica interrompendo em casa, e aí desfoca do jogo. São exemplos.

Acho que a questão dos narradores terem dias fixos para atualização deve ser de cada narrador, já vi narrador dizer que prefere não ter dia fixo porque mexe com a inspiração dele pra postar, o que torna o assunto novamente: Qualidade X Regularidade.

Eu particularmente prefiro ter uma data de atualização minima semanal, e tentar fazer o jogo avançar o mais rápido possível, como por exemplo, escolhi Sábado ser o meu prazo limite, quem postou até sabado tem resposta, quem não postou ficou pra traz e perdeu turno, se o jogador que não postou está com outros jogadores eu interpreto o personagem do jogador faltante por aquele turno pra não empacar os demais, se um dos jogadores não está no ritmo do restante da mesa e não pode melhorar, o jeito é ele jogar numa linha solo da crônica. As vezes é bom por um dia específico de atualização porque os jogadores assim conseguem se programar também pra postar a tempo,da mesma forma eu prefiro narrar pra poucas pessoas justamente porque com menos jogadores eu consigo avançar mais na trama, tive experiência com muitos jogadores e me sobrecarregou pq eram muitos posts e eu queria sempre tentar fazer a crônica andar, este é o motivo de eu, particularmente, ter limitado a vaga da minha crônica a 3 jogadores.

Sobre jogadores interagirem com outros, eu sou muito a favor, só não tive a oportunidade ainda... Espero ter essa oportunidade jogando com a Kayla, minha Fúria Negra nova.
Black Thief
Black Thief

Mensagens : 195
Data de inscrição : 24/03/2017
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

POSTS: Qualidade X Regularidade Empty Re: POSTS: Qualidade X Regularidade

Mensagem por Crios Sex maio 04, 2018 5:29 am

Sobre Frequencia x Qualidade:

Entendo e acho completamente racional optar pela frequência sobre qualidade. Eu prefiro isso também. é unanime entre todos aqui a preferencia. Ninguem gosta de post que demora. Mas sejamos francos, todos somos um pouco movidos pela hype. E as vezes, a hype acaba no meio do processo, por isso tanta gnt acaba saindo do forum.

Existem alguns entraves tambem de pessoa para pessoa. Eu por exemplo, eu sei que seria um narrador que demoraria um pouco mais para postar. Eu tenho um serio problema, que o moon pessoalmente conhece bem. Eu tenho dificuldade para escrever algo pequeno e simples. Não me levem a mal, mas pra mim é dificil. Vocês veem pelo tamanho dos posts. Quando eu vejo, ja é tarde demais, e ja to com um texto gigante, e fico procurando coisas para deletar (olhe o tamanho deste texto. Era pra ser uma resposta rapida, mas acabou virando um textão kkk). Outra coisa que contribui para isso, é o fato de eu ter deficit de atenção e hiperatividade em um grau elevado. Como resultado, eu demoro muito mais para escrever um post, e antes de publica-lo, eu tenho essa coisa de querer deixar ele bem bonito, apresentável, e principalmente, claro. Então é um combo.

Enfim. Eu pessoalmente prefiro frequência sobre Qualidade. Mas em meu caso especifico, eu tenho uma dificuldade pessoal para fazer isso. E se não estiver em um nível minimo de qualidade, eu me sinto meio mal talvez em postar. Por isso eu prefiro mesas pequenas. Posso me dedicar melhor a poucos jogadores. Isso é pessoal. Mas não quer dizer obviamente que eu iria deixar de postar. Isso me leva ao próximo tópico.

(***)


Sobre a questão de dias fixos:

Eu acho o ideal. É mais facil programar a mente quando se tem uma rotina mais ou menos fixa. Não precisa ser fixo 7 dias, mas pelo menos nesta media. Isso da uma certa "segurança" aos jogadores que saberão o limite de data para post. O narrador pode ficar tranquilo em postar sem ficar meio assim de ter que esperar algum player, e os jogadores ficam tranquilos em saber que tem data para seguir suas ações, e que tem data para receber resposta. Mantendo-se assim, um fluxo constante. Todos saem ganhando.

A exceção a regra seriam combates e dialogos sem muitas descrições de cenario. Por exemplo, não precisamos de uma semana para escrever que vamos dar uns 3 socos com furia. E o narrador não precisa de muito tempo para rolar os dados. O mesmo serve para diálogos. Certos dialogos são simples e muitas vezes frases ficam "no vacuo". e ok. sem problema. Mas alguns dialogos são bem importantes, e uma frase pode mudar todo um rumo de conversa. Nestas ocasiões, não vejo o menor problema em apenas dar respostas rapidas.

Exemplo: Durante a noite dos vampiros, enquanto esperava o post de resposta para achar o rei da erva, Katerine e Myrella ficaram trocando mensagens. Os posts foram feitos com dias, ou até horas de diferença. Pode ter poluido o topico (espero não ter encomodado), mas certamente foi bem divertido ter essa interação com a personagem. Eu gosto bastante da Myrella, e aquilo foi bacana. Então para interagir com outros jogadores, ou npcs, não vejo o menor problema se o narrador apenas postar dialogos. Pode significar pouco para ele, para os outros players, ou as vezes até para a historia, mas para o player é importante e divertido, e rpg no fim das contas se trata disso não é?

(***)

Sobre interações:

Olha. Forum tem uma desvatagem forte sobre isso comparado com as mesas fixas. até sob um ponto de vista psicológico. é mais dificil criar empatia por alguem, por meio de um texto. Nós não temos o contato de olhar o rosto e ouvir a voz. Isso prejudica muito a criação de vínculos por meio de fórum por exemplo.

Por exemplo: eu não conheço muito a Nataly, nem suas personagens. Mas durante a cronica dos misterios em SP, eu lembro que eu tentei puxar papo com a personagem dela. Mas não houve uma resposta direta, afinal, é normal  em um ambiente de forum, certas frases ditas, ficarem sem reposta. Em uma mesa, entretanto, isso seria a porta de entrada para uns dialogos legais, que acabaram por aproximar os jogadores. Quem nunca jogou em uma mesa de rpg com alguem pouco conhecido, e acabou se aproximando dele.

Se nós humanos temos isso, imagine agora a importancia disso para lobisomens. Seres , com fidelidade de matilha, vindo do lobo, e senso de comunicação, do hominídeo.

Khan e Luke são meus amigos hoje, e isso acabou vingando devido ao fórum. A cronica renascer do inverno foi o inicio. Porem, isso só foi possível por causa do whats que aproximou mesmo.
o que acaba sendo um meio mais pessoal que o forum. E hoje, um acaba puxando o outro para postar. Com o tempo, nossas interações em falas e gestos foram ficando mais próximos e isso naturalmente puxou uma amizade tanto em on, quanto em off. Querendo ou não o forum acaba sendo um ambiente mais formal e as interações acabam sendo dificultadas.

Outra coisa que não estamos tendo muito é a interação entre os próprios jogadores. Tirando a tríade Kate/Kham/Luke, os demais personagens parecem quase alheios uns aos outros. Não é proibido conversar com os outros personagens, não! Às vezes, é até benéfico pra narrativa e pro narrador!

é pessoal, vamos falar mais em on. Quebrar essa vergonha toda. Parece sala de aula de primeira semana. que ngm se conheçe.

_________________
"Se o inverno é uma força devastadora, eu sou a delicada rosa que traz seu desabrochar"
Katerine Regan Rosenstock. Desabrochar-do-Inverno

Falas. Narrativa/ação. Off/Pensamentos
Crios
Crios
Admin

Mensagens : 447
Data de inscrição : 27/03/2017
Localização : https://lobisomemrpg.forumeiros.com/t61-katerine-rosenstock-hominio-theurge-uktena

Ir para o topo Ir para baixo

POSTS: Qualidade X Regularidade Empty Re: POSTS: Qualidade X Regularidade

Mensagem por Black Thief Sex maio 04, 2018 8:16 am

Apenas sobre a última parte do Crios sobre a aproximação pessoal:

Eu lembro que quando entrei no grupo do WhatsApp do fórum acabei achando ele bem parado, mas confesso que minha amizade com o Crios se deu a este fórum, só consegui ter amizade com ele, a um nível mais pessoal, e ai jogamos juntos desde então, não só RPG mas jogos eletrônicos tbm, inclusive nos precisamos terminar o resident evil 5 e o borderlands, mas aí eu acabei saindo do grupo justamente pq achei que poucas pessoas conversavam e eu tenho uma espécie de chatice (eu podia dizer toc, mas hj em dia isso é só outro nome pra "frescura", todo mundo diz que tem algum toc nos dias de hj), aí desanimou de continuar no grupo e pulei fora, mas posso entrar denovo pra tentarmos fazer um fórum mais unidos e mais motivados a jogar juntos como uma mesa de mesa mesmo.
Black Thief
Black Thief

Mensagens : 195
Data de inscrição : 24/03/2017
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

POSTS: Qualidade X Regularidade Empty Re: POSTS: Qualidade X Regularidade

Mensagem por Kilzone Sex maio 04, 2018 6:42 pm

Acho que, a despeito de ser uma questão pessoal, essa é uma preocupação bastante contundente para o sistema de jogo do fórum. É complicado para mim, particularmente, dar um veredito a respeito, porque prezo muito pela celeridade dos posts, mas não abro mão de que sejam bem escritos. RPG, pra mim, trata-se de contar histórias, e pra mim uma boa história vale mais do que uma história contada rapidamente.

O motivo da questão ser mais complexa do que parece a partir do meu ponto de vista é por eu ser muito extremista em relação a tudo que faço. Quando do estou jogando no fórum eu vivo isso aqui. Sempre faço o impossível para postar o quão logo e procuro me dedicar ao máximo para produzir um bom conteúdo literário, mas essa vibe é tão intensa que costuma consumir a si mesma, daí minha efemeridade enquanto membro ativo (e isso norteou bastante o personagem que estou desenvolvendo).

Por falar nele, minha demora para postar sua ficha mostra muito do meu posicionamento particular a respeito. Acredito que o centro da questão seja meio ingrato com os narradores, que precisam ser hábeis em compreender que narrar em fórum é completamente diferente de narrar em mesa. A Lua para mim constituiu o melhor exemplo de narradora de fórum que já tivemos. Ela era amante dos arcos épicos, e, talvez por isso, conseguia levar suas tramas de maneira tão dinâmica. Um ciclo leva três meses para se concluir, mas no final dos ciclos com crônicas dela você via esse tempo tendo rendido, e não, como exemplificou o colega, tendo uma gaveta sido aberta -para no próximo ciclo você descobrir o que havia nela-.

Isso tudo foi para tentar dizer que, mais do que a regularidade dos posts, é importante que as narrativas sejam dinâmicas. Que jogadores e narradores entendam que, sempre que possível, o ideal é usar cada pastagem para ir além de ações imediatas. Nesse sentido acho que poderíamos promover algumas alterações mecânicas, como fazer das cenas de combates eventos inicialmente sistemáticose (apenas com rolagem de dados) para em cima do resultado de rolagens de toda a cena realizar a interpretação narrativa da mesma.

Por fim, quanto a definição prévia para os dias de postagens, creio que o mais adequado seria importante limites. Algo do tipo "estou postando hoje, sexta-feira, e na segunda à noite atualizo para todos os que postaram". Nesse caso deveria ser acordado com antecedência entre os integrantes de cada história como se portariam os personagens em standby.
Kilzone
Kilzone

Mensagens : 5
Data de inscrição : 19/04/2018

Ir para o topo Ir para baixo

POSTS: Qualidade X Regularidade Empty Re: POSTS: Qualidade X Regularidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos